DANÇAR E BRILHAR PONTO DE CULTURA

MINISTÉRIO DA CULTURA, PORTONAVE E MSC/MEDLOG APRESENTAM: 

PROJETO DANÇAR E BRILHAR PONTO DE CULTURA 

PRONAC 212490

 

OBJETIVO GERAL: 

Realizar e fomentar ações de impacto socioculturais no ponto de cultura STUDIO BIANCA ALCANTARA possibilitando o amplo exercício dos direitos culturais, explorando as potencialidades da cultura local através de ensaios de dança, apresentações cênicas e da realização de formações e oficinas. 

REALIZAÇÃO DO PROJETO:

Aprovado via Lei Nacional de Incentivo à Cultura, com realização através do Ministério da Cultura do Governo Federal, conta com o patrocínio das empresas: PORTONAVE e MSC/MEDLOG.  

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 

Julho de 2022 a Julho de 2023 

SOBRE O PROJETO:
Objetivou impulsionar o local de atividades, atingindo diversos públicos, através da promoção de ações mensais. Foram realizadas atividades de contação de história, aulas de dança de salão, aulas de dança para idosos, curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), 3º workshop de Dança Educacional para professores da rede pública,
encontros mensais de capoeira, apresentação de teatro com bonecos, atividades culturais ao ar livre e apresentações artísticas e inclusivas de dança com a circulação da Companhia Dançar e Brilhar por território nacional com composições coreográficas que abordou o tema: Brasil – Uma partida de futebol

PÚBLICO ATENDIDO DIRETAMENTE: 3.244 pessoas
PÚBLICO IMPACTADO INDIRETAMENTE: 45.000 pessoas
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: 24
CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS: 116

AÇÕES PROGRAMADAS E EXECUTADAS:

PRODUTO: ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS:

1- ENSAIOS E MANUTENÇÃO DA COMPANHIA DANÇAR E BRILHAR:
A Cia. de Dança foi composta por meninas, com idades entre 09 e 18 anos, oriundas da rede pública municipal e estadual de ensino e que representam diversos bairros de Navegantes. As aulas aconteceram duas vezes na semana, e durante os períodos em que as apresentações se aproximavam os ensaios eram expandidos para outros dias.
Importante destacar as famílias e as escolas das integrantes da companhia que tiveram participam assídua no que tange o acompanhamento e parceria.

O resultado final foi à consolidação e o acesso ao ensino da dança como linguagem artística. O projeto permitiu de forma fidedigna a manutenção das atividades permanentes da companhia. Durante os ensaios semanais buscou-se estimular a formação de novos talentos, promover a socialização, inclusão e estudar diferentes gêneros de danças. Durante as aulas também eram realizados exercícios de improvisação e experimentação para que a integrante também pudesse aprender a criar seus próprios repertórios. Todo o processo de ensaio culminou na apresentação cênica da composição coreográfica intitulada BRASIL – UMA PARTIDA DE FUTEBOL. As apresentações aconteceram em palcos do sul e sudeste do Brasil. Todas as alunas receberam certificados e uma foto da turma para lembrança.

2- APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E INCLUSIVAS DE DANÇA
Foram realizadas cinco (5) apresentações cênicas de dança, sendo estas, nas cidades de Florianópolis, Timbó e Joinville e Navegantes em Santa Catarina e também na cidade de Santos em São Paulo.

3- AULAS DE DANÇA DE SALÃO

Com o objetivo de trabalhar a autoestima, saúde e bem-estar e a melhoria da qualidade de vida através da dança foram oferecidas aulas de dança de salão, com duração (01:30) uma hora e trinta minutos, uma (1) vez por semana para 10 pessoas. Durante as aulas foram trabalhados os fundamentos e elementos da dança de salão, ritmo, postura,
musicalidade bem como, os gêneros musicais da dança de gafieira, soltinho, bolero e forró. Ao término foi produzido uma apresentação cênica contendo os elementos e gêneros trabalhados durante o projeto e apresentado ao grupo no encerramento. Todos os alunos receberam certificados e uma foto da turma para lembrança.

4- ENCONTROS MENSAIS DE CAPOEIRA

Através do projeto promovemos a valorização e difusão da arte da capoeira, onde, criamos e mantivemos o grupo, através de um (01) encontro mensal com duração de três horas cada e priorizando a inclusão social e o atendimento a crianças e adolescentes do Bairro São Pedro. Através da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, também tivemos a
oportunidade de uniformizar as crianças com calças e camisas. Uma das tônicas dos encontros, além das rodas de conversa e dos temas discutidos em grupos através da presença de diferentes convidados, foi a participação efetiva da família. Mesmo após o término do projeto o grupo se manteve, e é motivo de orgulho para as famílias do bairro
São Pedro.

5- OFICINA + 60 – DANÇA LIVRE PARA IDOSOS

Os encontros aconteceram durante três meses consecutivos, sendo realizados todas as terças-feiras das 08:00 às 10:00 horas. A oficina teve como objetivo contribuir para o processo de envelhecimento saudável para pessoas (idosas) com ou mais 60 anos no período. O método baseou-se no trabalho com a dança e com a consciência corporal
estimulando capacidades motoras como equilíbrio, força e flexibilidade auxiliando em suas rotinas diárias. Durante as aulas trabalhou-se a relação com o mundo que os cercam, a socialização e inclusão. Todos os alunos receberam certificados e uma foto da turma para lembrança.

PRODUTO: CURSOS/OFICINAS/ESTÁGIOS

6- CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

O curso teve como foco a capacitação de pessoas com deficiência, em especial a auditiva, artistas, gestores, produtores culturais, acadêmicos, alunos e profissionais de diferentes segmentos e a comunidade em geral, para uma visão mais ampla sobre a LIBRAS. Além dos atores acima citados, o curso foi oferecido e contou com a participação
de diferentes instâncias de controle, como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho da Cultura além de líderes comunitários. O curso formou 17 profissionais que agora estão capacitados e atender à demanda existente na região, cada um dentro de seu campo de atuação. O curso teve duração de 20horas, foi realizado nos dias 12/09/2022 à 16/09/2022. A formação contou com aulas teóricas e práticas e foi ministrado pela equipe Rede Libras que teve como objetivos a mediação e contribuição em acrescentar conhecimentos desta língua de modalidade gestual-visual utilizada pela comunidade surda, com respeito à cultura e identidade. Obter constatações sobre os meios legais da Língua Brasileira de Sinais e vocabulários básicos de forma adequada como meio de comunicação às pessoas surdas no contexto básico social a ser desenvolvido, com práticas e reflexões existentes na atuação. Compreender o conceito sobre surdez e seus aspectos históricos, educacionais e sócio – antropológicos. A Língua Brasileira de Sinais – Libras: noções básicas de legislação inclusiva específica. Gramática: características e noções básicas de fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. com apoio de recursos audiovisuais.
Aquisição da Língua e vocabulários. Noções básicas de técnicas de tradução/interpretação Libras/Português.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Apresentação, • O que é Libras, • Alfabeto Manual, • Parâmetros Primários da Libras, • Sistema Numeral,
• Apresentação e Saudações, • Sistema Pronominal,  • Advérbio de Tempo, • Vocabulários Diversos. • Práticas Geral,
• Produção e Compreensão dos Sinais, • Avaliação Final, • Workshop com convidado,

METODOLOGIA:
As aulas foram ministradas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e Língua Portuguesa e de forma expositivas com o auxílio de recursos tecnológicos para educação presencial. Foram utilizados também recursos como apresentação de vídeos e sala virtual (Google Classroom) para envio de conteúdo, resolução de dúvidas, atividades e demais ações relativas ao curso. Como prática foram realizadas sinalizações, traduções em sala de aula, bem como exercícios extraclasse.

7 – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: TEATRO DE BONECOS

Promovemos duas apresentações artísticas de teatro de bonecos acessível em LIBRAS da peça intitulada “Um Dia”. Participaram das apresentações alunos da E.E.B Irene Romão, e comunidade em geral. Após as apresentações promoveu-se uma roda de conversa na qual contextualizamos sobre arte, teatro e inclusão. Foi uma experiência
significativa seja pela qualidade técnica apresentada e pela relação com a equipe de intérpretes de libras. Foram atendidas cerca de 60 pessoas.

CONTRAPARTIDA:

8 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

Há muitos anos, desde os antepassados mais remotos, as histórias permeiam o imaginário de crianças, jovens e adultos, produzindo encantamento, fascínio, prazer, descobertas e incentivando a leitura. Foram realizados três momentos de contações de história. A ação visou estimular e fomentar o ponto de cultura através de visitas de
escolas e alunos no local de atividades do projeto, promovendo o incentivo à leitura e o contato com as artes de forma integradas. Com a execução das três ações de contação de história o espaço cultural conseguiu contemplar, alunos de escolas públicas locais, comunidade local e público diverso. Ao todo foram atendidas cerca de 180 crianças e as contações realizadas as margens do Rio Itajaí Açu e na orla marítima. Todas aconteceram de forma inclusiva com recurso de intérprete de libras. Participaram alunos das escolas municipais e estaduais entre elas autistas, pessoas com deficiências auditiva e deficiência física.

3º WORKSHOP DE DANÇA EDUCACIONAL
O workshop foi um sucesso e permitiu aos participantes a ampliação de suas possibilidades no que tange a inovação de seus recursos metodológicos através da prática da dança dentro da sala de aula. Ao término do workshop os professores participantes receberam materiais pedagógicos além do acesso a uma plataforma virtual (google classroom), contendo uma série de materiais complementares sobre os temas praticados para poder utilizar na organização de sua metodologia e prática de suas atividades em sala de aula. Durante o workshop os professores puderam conhecer a evolução da dança na história da humanidade, compreender as linhas coreográficas
da dança, apreciar estilos diferentes de danças, alongar, aquecer e relaxar o corpo, criar composições coreográficas através de textos, poesias temas do calendário escolar e músicas, entender sobre os fundamentos e elementos da dança e sua importância para esta construção, conhecer e se preparar para contribuir com a agenda 2030 (ODS),
aplicar o conteúdo trabalhado junto aos seus alunos (educação de qualidade).

SOBRE A ACESSIBILIDADE:

Todas as medidas previstas no projeto foram cumpridas. Tenho como essência na produção e execução de meus projetos o respeito a diversidade e promoção da inclusão. Minha trajetória cultural teve início em 2009 e desde lá venho me aperfeiçoando para realizar eventos acessíveis e inclusivos.

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIÊNTES AUDITIVOS:

Para atender ao público portador de deficiência auditiva um intérprete de libras foi contratado e esteve presente na
apresentação artística de dança na cidade de Florianópolis. Também foram produzidos vídeos acessíveis em libras referentes ao projeto e que se encontram em nossos canais de comunicação. Promovemos com sucesso no local de atividades (ponto de cultura) um curso de Libras. O curso contou com professores e alunos da rede pública,
comunidade em geral, profissionais do projeto, instâncias de controle que trabalham com pessoas com deficiência além da presença de um professor surdo. As duas apresentações de teatro de bonecos, foram acessíveis em libras e tiveram aluno surdo na plateia. As três ações de contação de história previstas na contrapartida também
contaram com um intérprete de libras e com alunos surdos.

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIÊNTES VISUAIS: O recurso de audiodescrição foi utilizado durante a apresentação do espetáculo de dança na cidade de Santos SP e também foram produzidos folders em braille de divulgação do projeto. O projeto foi voltado para a coordenação, estudo, implementação, e manutenção de ideias criativas que se possa empreender nos processos de produção e gestão cultural e das políticas públicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência e execução de eventos acessíveis. Através do projeto demonstramos que a arte e a cultura são portas que nos possibilitam um contato mais profundo com o mundo e com nós mesmos. O acesso à produção de bens e/ou serviços culturais através dos recursos de acessibilidade são as chaves que permitem a abertura dessas portas às pessoas com deficiência.

ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS QUE APRSENTAM EXPECTROS, SÍNDROMES OU DOENÇAS QUE GERAM LIMITAÇÕES AOS CONTEÚDOS ASSIM COMO DESCONHECEM AS LINGUAGENS OU IDIOMAS DOS CONTEÚDOS.

Foram acompanhadas pelo produtor cultural do projeto que é psicólogo bem como pelos monitores e demais profissionais das escolas e instituições que visitaram o projeto e tinham em seu grupo alunos com algum tipo de deficiência

 

 

 

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