Exposições

Exposição virtual e inclusiva 3d

A exposição tem como tema o espetáculo virtual e inclusivo de dança intitulado “SOMOS TODOS ELEMENTOS – VIDA NA ÁGUA”, criado pela professora e coreógrafa Bianca Alcantara e lançado em dezembro de 2020.

A arte visual foi expressa através de imagens do espetáculo que também estão dispostas em formato 3D e com recursos de descrição e audiodescrições das imagens, sendo este um meio de garantir a acessibilidade para pessoas que possuam algum tipo de deficiência visual. Caso haja possibilidade com a regressão da pandemia as obras poderão ser contempladas de forma presencial e tátil, oportunizando uma nova vivência durante o experimento.

A exposição está diretamente relacionada à dança, ao rio, ao mar, ao porto, aos navios e embarcações artesanais que entre outros benefícios nos permite através de suas vias e rotas comerciais o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias e o sustento para muitas de nossas famílias. A exposição fortalece os nossos laços culturais, promove a inclusão e proporciona ao expectador fazer correlações com os encantos de Navegantes.

Conduzido pelo Psicólogo, Produtor e Gestor Cultural Ricardo Ismael Testoni, a ação é realizada através da Fundação Cultural de Navegantes, em conjunto com a Secretaria Especial de Cultura, através do Inciso III da Lei Aldir Blanc.

Sobre a areia molhada, uma jovem de cabelo escuro preso num coque com pérolas, um collant azul-claro e um shorts/saia azul-claro, direciona os braços para o rio com cor azul-esverdeada. Sorrindo ela expressa a beleza e a importância da vida na água, ao fundo montanhas de cores verdes, barcos de pesca e bateiras.
O mar está com as águas esverdeadas… azuladas. Alguns barcos estão na beira do rio. Sobre a areia molhada, uma jovem dança descalça. Ela tem os cabelos escuros presos num coque e usa um collant azul-claro com um shorts/saia azul-claro. Ergue um dos pés, com a perna estendida para o lado com um sorriso encantador. Ao fundo, uma montanha de cor verde completa o cenário.
Sobre a areia há muito lixo, garrafas amassadas, um chinelo sujo, pedaços de tronco e outros objetos. Uma imagem que remete a atitude humana e a vida cotidiana do meio ambiente em resistir com tamanha degradação.
Uma jovem com collant preto de um ombro só e um shorts/saia marrom, cabelo escuro, longo, preso num rabo de cavalo. Com um semblante fechado ela faz um movimento brusco com as mãos. Ao fundo, uma montanha verde, um barco de pesca, uma bateira e o rio com uma cor escura que remete ao óleo na água.
Uma jovem de cabelo escuro, com um coque, olhos castanhos e um olhar brusco, está sentada na areia com as pernas flexionadas para a esquerda usando um collant azul de um ombro só e um shorts/saia amarelo. Ao fundo as águas do rio batem devagar.
Em uma área com mato e imensas pedras, e ao fundo um farol de cor vermelha para sinalizar a entrada e saída de navios. No local há uma jovem que usa um collant amarelo, um short/saia amarelo escuro e sapatilha branca. Está com um coque preso no cabelo castanho claro, com os joelhos no chão, segurando um saco de lixo de cor preta, com os olhos tristes e a expressão de abandono.
Na areia de uma praia, um jovem e uma jovem se encontram. Atrás está um pescador mexendo em uma rede e, ao longe, outro pescador com os pés no mar e uma tarrafa na mão. Ela está em espacate e ele está preparando o impulso para saltar. Ao fundo, as ondas do mar batem forte.
Na areia da praia, uma jovem com o cabelo preso num coque, usa collant rosa-escuro e um shorts/saia rosa. Ela segura uma garrafinha de plástico e está com o semblante fechado. Ao fundo o mar com as ondas agitadas e uma pedra dá ênfase ao cenário.
Duas jovens estão em uma área de terra e mato. Uma usa collant azul de um ombro só e um shorts/saia, amarelo. Ela está com a mão no peito. Outra usa um collant vinho com um short/saia rosa e um olhar triste. Ambas usam sapatilhas brancas e fitinhas brancas amarradas no punho direito e na panturrilha. Utilizam uma máscara transparente, com a expressão de falta de ar e o corpo inclinado ao chão.
Um sol amarelado se põe atrás dos edifícios, o mar de águas escuras está calmo. Ao fundo um barco de pesca. Duas jovens de collant azul-claro estão de costas e sentadas com as mãos no chão atrás do corpo. Elas observam o pôr do sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *