Dançar e Brilhar Cidades Portuárias II Edição

SOBRE O PROJETO

O Projeto DANÇAR E BRILHAR CIDADES PORTUÁRIAS II ED. fomentou a cultura através da apresentação virtual de um espetáculo artístico e inclusivo de dança e de diversas ações de formação que atenderam a professores e alunos da rede pública, produtores e artistas e comunidade em geral.  As práticas promoveram a democratização de acesso a todos os públicos, fazendo do espaço cultural de atividades um lugar onde se pode desenvolver a dança local, estudar, realizar práticas culturais de artes integradas, lapidar talentos, e promover formações, além de efetivar a acessibilidade.

REALIZAÇÃO:

O Projeto foi oferecido ao público forma gratuita, e patrocinado pelas empresas PORTONAVE E MSC/MEDLOG por meio da LEI NACIONAL DE INCENTIVO À CULTURA sendo sua realização através da SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO. 

POR QUE CIDADES PORTUÁRIAS?

Nossa origem é litorânea, e após a instalação da Portonave, percebemos o quanto a autoestima do nosso povo mudou e as pessoas se sentiram valorizadas ao recebermos o título de cidade portuária. O tema que escolhemos para compor o espetáculo intitulado “SOMOS TODOS ELEMENTOS –VIDA NA ÁGUA” também está diretamente relacionado ao rio, ao mar, ao porto, aos navios e embarcações artesanais que entre outros benefícios nos permite através de suas vias e rotas comerciais o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias e o sustento para muitas de nossas famílias. O projeto e suas ações promovem um resgate histórico, fortalecendo os laços culturais, conectando o público com nosso patrimônio imaterial.

ESPETÁCULO:

SOMOS TODOS ELEMENTOS – VIDA NA ÁGUA

O espetáculo levou para o público de forma cênica as ações do homem e sua relação com o meio ambiente. O espetáculo materializa os impactos ambientais causados pela humanidade nas suas mais variadas formas, seja através da poluição, da propagação das doenças, do desmatamento, do desperdício da água, em que cada pessoa busca apenas satisfazer seus desejos e necessidades. Para a composição cênica ser efetivada os integrantes estudaram sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e em especial elegemos o objetivo 14 – Vida na Água que trabalha a questão da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ACESSO AO ESPETÁCULO VIRTUAL

IMPACTOS AMBIENTAIS

O trabalho desenvolvido permitiu a adesão do Espaço Cultural – Studio Bianca Alcantara nas Estratégias da ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável,  e também no SELO SOCIAL cujo propósito é estimular e instrumentalizar pessoas e organizações a contribuírem com o desenvolvimento social na região. O selo social compõe uma rede local que  alinha projetos e impactos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, rumo a agenda 2030 . O projeto cultural em sua pesquisa,  estudo e a apresentação do espetáculo cênico visam estimular, motivar, empoderar e promover a transformação ambiental através da arte, e em especial a dança.

Deixe um comentário!

Barra de ferramentas de acessibilidade