Ribeira Cultural


Flyer de divulgação da Ribeira Cultural.


À frente há uma foto de um barco danificado sobre uma área arenosa à beira de um rio. Ele é branco e está virado para a direita. Visto pela proa, possui parte da lateral direita e toda a lateral esquerda, que está toda enferrujada. Atrás há um rio de águas escuras com barcos coloridos, pequenos ou de tamanho médio. Ao fundo há montanhas cobertas por uma vegetação densa. À direita há casas e edifícios. O céu está avermelhado, mesclado com tons de azul e com nuvens brancas. Sobre o céu está a frase: Ministério da Cultura, Portonave, MSC e Medlog apresentam: Ribeira Cultural.
Na parte inferior há uma tarja com os logos da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Patrocínio: MSC. Medlog Transport e Logistics. Portonave. Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

Foto de: ANNY KAMYLA HEBERLE MARCONDES STRAMOSK

Intitulada: DO LADO DE LÁ – CIANO COTIDIANO.


A captura foi feita por uma Câmera Canon Power Shot Sx60HS.

Esta foto retrata os coloridos barcos pesqueiros ancorados que contrastam com os tons de azul do rio Itajaí-açu e do céu de Navegantes, alegrando a paisagem esbranquiçada pela forte maresia. Ela foi feita em Itajaí, às margens do rio Itajaí-açu e mostra a beleza pitoresca do cotidiano ribeirinho.

Audiodescrição: Foto de diversos barcos pesqueiros ancorados sobre as águas azuladas e tranquilas de um rio. Um dos barcos é verde com alguns detalhes em vermelho. Os outros barcos misturam o branco com tons de azul, vermelho e verde. São barcos de tamanho médio com cabine e mastros grandes. À frente deles há uma boia de balizamento vermelha, que possui a forma de cone de cerca de dois metros e tem o número treze estampado na parte superior. Atrás dos barcos, à esquerda, há árvores com copas cheias e, à direita, há um paredão irregular formado por rochas. Ao fundo, o céu tem tons de azul. Fim da Audiodescrição.

Foto de: ANTÔNIO AUGUSTO RIBEIRO PINTO

Intitulada: O ENCONTRO.


A captura foi feita por uma Câmera Nikon Coolpix P500 (36X).

Os barcos se encontram presos pelas suas próprias âncoras, assim como nós somos presos pelo cotidiano e suas demandas. Mas é inegável uma sutil intenção e expectativa de que os barcos se encontrem e surja aquela vontade de ficar mais um pouco olhando e aguardando esse momento acontecer.

Audiodescrição: Foto de três barcos pesqueiros ancorados em um rio de águas escuras. O primeiro barco está à frente, tem um tamanho médio e é azul com detalhes em vermelho. Possui uma cabine branca com detalhes em vermelho. Os outros dois barcos estão ao fundo e são brancos. Um deles tem o tamanho médio, com detalhes em azul, vermelho e amarelo. O outro é pequeno. Eles estão ancorados paralelamente, virados para a direita. Atrás há uma montanha coberta por uma densa vegetação com árvores de copas cheias. Ao fundo, acima, há uma pequena faixa de um céu azul-escuro. Fim da Audiodescrição.

Foto de: CRISTIANE ERMÍNIA INÁCIO

Intitulada: A PESCA DENGO-DENGOSA.


A captura foi feita por uma Câmera Cannon 16, Lente 18-55.

Da beira da ribeira, o verde das plantas está à esquerda. As águas do rio ao centro seguem a fluidez ao oceano. A bateira traz o pescador e suas redes à direita. E o que traz o homem em sua vida no dia a dia?

Audiodescrição: Foto de um rio de águas amarronzadas. À esquerda há uma vegetação baixa, um pouco ressecada e rochas em tons de cinza, de tamanhos diversos. No meio do rio, uma pessoa está em um pequeno barco, que é azul e preto, indo para a direita. Ao fundo há montanhas cobertas por uma densa vegetação, algumas casas e um céu azul-claro com muitas nuvens brancas e algumas acinzentadas. Fim da Audiodescrição.

Foto de: ERICK FERNADO SANTHIAGO

Intitulada: APÓS A CHUVA


A captura foi feita por uma Câmera Nikon D-80 – 18 – 200mm.

Um pescador se equilibra em uma jangada sobre o rio turvo e marrom. A correnteza que caiu de terras mais altas escureceu as águas. Ele está puxando uma rede de dentro das profundezas e, ao lado direito, está um pequeno barco boiando, pintado de vermelho, branco e um forte azul.

Audiodescrição: Foto de um homem e de um barco sobre as águas amarronzadas de um rio. À esquerda, o homem, que é branco, de meia-idade, está em pé em cima de uma jangada, que é uma pequena plataforma flutuante, segurando algumas cordas que estão enfiadas dentro das águas. Ele usa uma camiseta escura de mangas longas; colete preto; calça clara; botas claras de borracha, na altura dos joelhos; e boné escuro. À direita, um pouco atrás do homem, há um barco de tamanho médio, branco com detalhes em marrom e preto e a parte interna azul, com a pintura descascada em alguns pontos. Possui uma pequena cobertura branca apoiada em troncos de espessuras diferentes. O barco está amarrado a um toco que está à direita, submerso nas águas. Ao fundo há uma área com árvores e arbustos e, atrás, há diversos edifícios. Fim da Audiodescrição.

Foto de: GUILHERME NASCIMENTO DO PRADO

Intitulada: BARCO ENTRE ÁRVORES


A captura foi feita por uma Câmera Nikon Coolpix P500 (36X).

Este barco simboliza um povo de pescadores que navega constantemente. As árvores demonstram os lugares que essa comunidade veio a descobrir.

Audiodescrição: Foto de um barco ancorado em um rio de águas amarronzadas. À frente há uma área com grama rala e, à margem do rio, há algumas rochas. Nas laterais há poucas árvores e arbustos. No rio, há um barco pesqueiro, de tamanho médio, azul com uma cabine branca com detalhes em laranja. Ele está virado para a direita. Ao fundo há uma cidade com edifícios e casa ladeados de árvores e arbustos. Ao fundo há montanhas cobertas por uma densa vegetação e um céu nublado. Fim da Audiodescrição.

Foto de: ANTONIO HUGO ARESSE QUINTANA

Intitulada: A NATUREZA TEM PRESSA DE VOLTAR, AS PALAVRAS FLUTUAM


A captura foi feita por uma Câmera Nikon 40X Full HD.

Sem ter pressa de voltar, em alto-mar, as palavras flutuam. Sem ter pressa de voltar, em alto-mar a natureza flutua. Palavras flutuam em alto-mar, a natureza a terra volta, para a restinga alimentar.

Audiodescrição: Foto de um imenso tronco seco. Ele está deitado sobre uma área repleta de terra, areia e pedregulhos. Atrás está um mar de águas escuras. E, ao fundo, à esquerda há uma área de terra com um farol alaranjado. À direita há montanhas cobertas por vegetação e um céu repleto de nuvens brancas, com algumas acinzentadas. Fim da Audiodescrição.

Foto de: OSNI ZONTA

intitulada: MARGEM COM PROTEÇÃO


A captura foi feita por uma Câmera Cannon 16, Lente 18-55.

Há uma passarela onde podemos nos assentar para contemplar esse canal portuário de Navegantes e valorizar as margens da Ribeira, observando os diversos barcos de pescadores artesanais.

Audiodescrição: Foto de uma área à esquerda, cercada à direita, em toda a extensão, por uma grade prateada. No local onde a grade termina, ao fundo, há uma área com árvores e arbustos que estão sobre rochas. Na lateral direita, abaixo da grade, há muitas rochas que margeiam um rio de águas amarronzadas. Perto da margem há duas canoas ancoradas. Ao fundo há montanhas cobertas de vegetação, algumas casas e um céu nublado. Fim da Audiodescrição.

Foto de: PATRÍCIA CABRAL ZONTA

Intitulada: OLHAR PURO


A captura foi feita por uma Câmera Cannon 16, Lente 18-55.

Não sou um ser humano, mas transbordo amor por onde passo. E o mar é a forma de descarregar minhas energias para te proteger. Sou leal e fiel e sempre estarei ao seu lado.

Audiodescrição: Foto de um cachorro às margens de um rio de águas escuras. Ele tem o tamanho médio, é magro, de pelagem marrom-clara com cara, peito e patinhas brancas. Ele está em pé, com o corpo virado para a direita, olhando fixo para a frente. O chão é de areia úmida em algumas áreas, com alguns galhos e folhas de árvores espalhados. Atrás dele, no rio, há barcos ancorados. Fim da Audiodescrição.

Foto de: ROSANGELA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES

Intitulada: ALMAS ANSIOSAS


A captura foi feita por um celular Samsung Galaxy A20S.

No registro, vejo duas almas ansiosas, arrumando seus equipamentos para mais um dia de pesca. Que a graça divina os acompanhe, concedendo-lhes uma rede repleta de peixes, para que sejam abençoados com uma pesca abundante.

Audiodescrição: Foto de um rio de águas amarronzadas. À direita há uma área com areia e um morro com árvores e mato. Às margens do rio há um pequeno barco. Dentro dele há duas pessoas em pé, uma de cada lado, tocando em objetos; e, ao lado da pessoa da esquerda, há uma vara cilíndrica, grossa. Ao fundo há alguns edifícios, outros barcos ancorados e um céu acinzentado. Fim da Audiodescrição.

Foto de: SYLVIA HELENA RESENDE SIMÃO

Intitulada: VIDA NA RIBEIRA – NASCER


A captura foi feita por uma Câmera Nikon 5300.

Representado pelos brotos, a foto teve a intenção de retratar o início da vida das plantas. Transmitir a sensação de harmonia. Estimular reflexões sobre novas ideias para o começo de cada etapa da vida.

Audiodescrição: Foto de galhos vistos de perto, na horizontal. O da frente possui alguns musgos e várias folhinhas em tons de verde brotam dele. O de trás está desfocado e possui espinhos, algumas folhinhas e outros galhos que brotam na diagonal e na vertical. Ao fundo, o céu está claro. Fim da Audiodescrição

Foto de: WILLIAM SANTOS BARBOSA

Intitulada: COTIDIANO RIBEIRINHO


A captura foi feita por uma Câmera Cannon 16, Lente 18-55.

Pescadores atracando o barco para voltar para casa após o dia de pesca. A foto retrata o fim do dia de pescadores locais. As águas estão calmas e os pescadores visivelmente cansados. O fim do dia traz consigo as conquistas e os desafios superados para a volta para casa em segurança.

Audiodescrição: Foto de um barco pesqueiro ancorado em águas escuras e paradas. Há duas pessoas dentro. Elas estão em pé segurando cordas. O barco é branco com detalhes escuros e está virado para a direita. Ele possui uma cobertura à esquerda. Ao redor deste barco há quatro barcos menores e algumas boias que flutuam nas águas. Fim da Audiodescrição. 

Deixe um comentário!

Barra de ferramentas de acessibilidade