A CULTURA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO
O projeto cultural iniciado em janeiro de 2019 chegou no mês de dezembro em sua fase de conclusão. Foram atendidos diretamente mais de 5.000 pessoas e contemplados diversos públicos, de diferentes faixas etárias, aproximando a comunidade num processo de mediação e troca de conhecimento.
Indiretamente o público acompanhou o trabalho cultural através do site www.dancarebrilhar.com.br e de ações de divulgação como distribuição de flyers, exposições em outdoors, divulgação de rua por carro de som, cartazes, entrevistas em rádios nas cidades beneficiadas pelo projeto, jornais impressos e online, revistas, campanhas publicitárias em mídias sociais como Instagram, Facebook, YouTube, portais da rede globo G1 e Gshow de Santos–SP além de reportagens na rede de televisão.
O projeto promoveu a descentralização, a difusão e a fruição da dança navegantina através do espetáculo artístico e inclusivo de dança SOMOS TODOS ELEMENTOS VIDA NA ÁGUA . A circulação de classificação livre ocorreu por cidades históricas e portuárias do sul e sudeste do Brasil e foi oferecida de forma gratuita para o público.
Dentro do município de Navegantes, foram atendidos (12) doze bairros com ações do projeto. Além das apresentações previstas, foram oferecidas como contrapartida social do projeto, práticas culturais em parceria com as escolas públicas municipais e estaduais, além do atendimento a diversas instituições voltadas para os idosos e pessoas com alguma deficiência.
Pelas cidades de circulação do espetáculo o projeto dialoga com diversos grupos culturais, universidades, instituições e escolas públicas e a formação de plateia incluiu pessoas surdas ou com deficiência auditiva por meio da interpretação em Libras e pessoas com deficiência visual por meio do recurso de áudiodescrição. As leis que se referem ao direito da pessoa portadora de deficiência foram efetivadas e os recursos utilizados foram referenciados como modelo a ser seguido por instituições de ensino e outros grupos culturais que prestigiaram o trabalho. Além de inovar na cultura local inserindo os recursos de acessibilidade, através da arte foi possível perceber o quanto atingimos este público tão carente de oportunidades artísticas que passou de espectador para protagonista, pois, no momento que se permite ouvir e ver o espetáculo eles começam a fazer parte e o mais importante a senti-la.
Levamos a arte onde dificilmente ela chega e que muitas vezes a vivência artística é esquecida. Foram proporcionados momentos onde com a consciência corporal, a prática da atividade artística elevou a autoestima e promoveu o bem-estar.
Diante de palcos históricos e conceituados, foi possível realizar sonhos, pois, estes que aqui se dedicaram para atingir todos os objetivos propostos passaram a ser a referência na cultura local, e se tornaram agentes multiplicadores no contexto educacional, ambiental e o melhor promoveram a inclusão e se sentiram incluídos.
O ponto de cultura foi estimulado e fortalecido através dos ensaios de dança, das oficinas circenses, de artes plásticas e por meio de atividades formativas. A democratização de acesso à cultura foi efetivada como direito fundamental de todo ser humano.
O projeto Dançar e Brilhar Cidades Portuárias gerou trabalho e renda para diversos segmentos e mostrou o potencial da cultura na economia local, e que a partir de iniciativas socioculturais é possível entregar um bem cultural de qualidade e transformar a vida familiar e a comunidade.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Manutenção, criação, montagem, formação, fortalecimento, inclusão, difusão e circulação de espetáculo artístico de dança. O objeto de circulação será a composição do espetáculo intitulado SOMOS TODOS ELEMENTOS – VIDA NA ÁGUA. A apresentação cênica acontecerá de forma gratuita em todos os locais de apresentação previstos e remete sobre os cuidados com a água, os impactos ambientais e a necessidade de refletirmos sobre a necessidade de termos um convívio harmonioso com a natureza. Semanalmente o grupo participa de ensaios de dança, e o projeto também oferece estudo teórico sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, em especial o objetivo 14 – vida na água. Os integrantes participam de oficinas circenses, oficinas de artes plásticas e oficinas de maquiagem artística. O projeto também descentralizar a cultura por ações culturais em áreas mais distantes do município, atendendo escolas públicas e instituições voltadas para o público idoso e portadores de algum tipo de deficiência. As oficinas e as ações de contrapartida valorizam as tradições culturais, promovem a acessibilidade e estimulam a proteção e convivência familiar e comunitária. O projeto pode ter suas ações acompanhadas pelo link (ao vivo) onde foram TRANSMITIDOS AO VIVO todas as apresentações além de diversos ensaios e oficinas. Para acompanhar os arquivos basta acessar a aba ao vivo.
APRESENTAÇÕES REALIZADAS
CIDADE PORTUÁRIA NAVEGANTES SC
ESTREIA DO ESPETÁCULO:
DATA: 08 DE AGOSTO DE 2019
LOCAL: SEDE DA EMPRESA PORTONAVE
CIDADE: NAVEGANTES
HORAS: 12:00
APRESENTAÇÃO ESPECIAL SEMANA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA:
DATA: 23/08/2019
LOCAL: SEDE DA APAE
CIDADE: NAVEGANTES
HORAS: 14:00
APRESENTAÇÃO INCLUSIVA:
DATA: 12/09/2019
LOCAL: SEDE DA CEMESPI
CIDADE: ITAJAÍ
HORAS: 15:00
APRESENTAÇÃO: ENCONTRO COM IDOSOS
DATA: 20/09/2019
LOCAL: LAR DIVINA PROVIDÊNCIA
CIDADE: NAVEGANTES SC
HORAS: 15:00
FESTIVAL DE DANÇA
DATA: 27/09/2019
LOCAL: CIDEC SUL – FURG
CIDADE: RIO GRANDE RS
HORAS: 16:00
CIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS SP
DATA: 24/10/2019
LOCAL: TEATRO COLISEU
HORAS: 14:00
DATA: 27/10/2019
LOCAL: DOCKS EVENTOS
HORAS: 15:00
CIDADE DE NAVEGANTES SC
DATA: 06/11/2019
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ADELAIDE KONDER
HORAS: 8:30
CIDADE PORTUÁRIA DE SÃO FRANCISCO SC
DATA: 14 DE NOVEMBRO DE 2019
LOCAL: CINETEATRO X DE NOVEMBRO
CIDADE: SÃO FRANCISCO DO SUL
HORAS: 14:30
CIDADE DE ANTONINA PR
DATA: 22/11/2019
LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL ROCHA POMBO
HORAS: 15:00
DATA: 27/10/2019
CIDADE DE NAVEGANTES SC
FESTA DE NATAL DA EMPRESA PORTONAVE
DATA: 07/12/2019
LOCAL: PORTONAVE
HORAS: 15:30
ACESSIBILIDADE E INOVAÇÃO
O projeto proposto atenderá Lei que promove o direito pelas condições de igualdade, que é a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de nº 13.143, instituída em julho de 2015. Segundo a Lei, o uso da acessibilidade em todos os locais, repartições, edificações, transportes, sejam públicos ou privados, tal como o uso de tecnologias, sistemas e outros âmbitos, garantem a inclusão social da pessoa com deficiência (BRASIL, 2015). A mesma Lei promove o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer dessas pessoas, promovendo assim, o apoio à acessibilidade cultural.
Desta forma o público com deficiência visual poderá acompanhar ao vivo as apresentações e coreografias, que serão narradas por audiodescrição. Para atender ao público com deficiência auditiva um intérprete de libras estará junto ao grupo nas apresentações para fazer a descrição e contribuir para a integração dos espectadores surdos durante o espetáculo bem como em outros momentos como a abertura do evento, o hino o Nacional, fala das autoridades. O espaço de atividades do projeto recebeu modificações para atender pessoas com mobilidade reduzida e o site está sendo adaptado com recursos de acessibilidade.
SOBRE O ESPETÁCULO: SOMOS TODOS ELEMENTOS – VIDA NA ÁGUA
Atualmente, em virtude dos impactos ambientais causados pelo homem nas suas mais variadas formas, seja através da poluição, do desmatamento, do desperdício da água, onde cada pessoa busca apenas satisfazer seus desejos e necessidades, observamos calados e assistimos o nosso planeta ser tragado por destruições e irresponsabilidades. Partindo desta concepção, o Dançar e Brilhar, cia de dança, utiliza técnicas e estéticas de estilo livre, para expressar através da dança e das artes integradas a importância, a beleza, a força e o poder dos elementos naturais e a relação do homem com o meio ambiente.
A grande âncora do projeto DANÇAR E BRILHAR CIDADES PORTUÁRIAS e da apresentação do espetáculo é cultivar a arte como ferramenta de transformação. O projeto cultural visa unir vários fatores, estimular a criação, transmitir informações e através do espetáculo SOMOS TODOS ELEMENTOS – VIDA NA ÁGUA sensibilizar o público, mostrar a realidade, apontar as belezas e colaborar com a ótica de que todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta, bem como para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações.